GUIA COMPLETO DAS CABECEIRAS
Antigamente, era muito comum encontrar a mesma cama em várias casas, pois a cama já vinha com a cabeceira embutida, e todas eram muito parecidas. Os quartos eram mais personalizados pelas colchas ou por outros itens decorativos, mas mesmo assim o fato de as camas serem similares deixava tudo com aquele ar “igual”. E a verdade é que, o que é lindo para um, não é para o outro, e muitas pessoas compravam a cama não porque achavam bonita, mas porque era o que o mercado ofertava na época. Com chegada da cama box tudo isso mudou, porque ela permitiu que as pessoas tivessem mais liberdade para personalizar sua cama e seu quarto! Usar ou não uma cabeceira se tornou opcional, e não mais obrigatório, pois agora as camas box não vêm com a cabeceira! Por isso, nós trouxemos um guia completo para você deixar seu quarto com a sua cara e escolher a sua cabeceira ideal!
Mas afinal de contas, para que serve uma cabeceira?
- Contribui e define a decoração do quarto
- Serve de encosto
- Aumenta o conforto
- Evita que o colchão tenha contato direto com a parede podendo ter umidade, sujeira
- Traz mais segurança e proteção
Quais os tipos de cabeceiras e como escolher?
Cabeceiras horizontais:
Se você quer que o quarto pareça ser mais largo, esse modelo de cabeceira é o mais indicado! As cabeceiras horizontais transmitem uma sensação de que o quarto é mais largo, e geralmente são feitas na altura de 110 cm do piso e a largura toda da parede. Podem ser usados diversos materiais, mas as mais vistas são estofadas ou de madeira (mdf).
Cabeceiras verticais:
As cabeceiras verticais são ideais para os quartos que são mais baixos, pois vão trazer a sensação de que o cômodo é mais alto! A altura mais utilizada aqui é a que vai até o teto, porque causa um impacto maior e deixa mais bonito, e a largura da cabeceira pode ser igual ou um pouco maior do que a cama.
Cabeceiras que ocupam toda a parede:
Esta é uma cabeceira indicada mais para quartos pequenos porque também traz sensação de amplitude. Por ocupar toda a parede ela não chama atenção para as dimensões pois não há uma delimitação do espaço pela cabeceira, justificando esse efeito que ela dá. Você pode fazer essa cabeceira com porcelanatos com já mostramos aqui, com estofados, mdf e também fica lindo com revestimentos 3D.
Cabeceiras proporcionais (modelo tradicional)
As mais comumente encontradas são as tradicionais. Elas têm dimensões proporcionais e trazem um equilíbrio para o cômodo. A altura para este modelo segue a mesma da cabeceira horizontal, 110 cm do piso, porém isso não é uma regra, você pode estar personalizando. Conforme achar que fica melhor no seu quarto! O importante é criar uma harmonia e deixar ele do seu gosto!
Agora que você já conhece tudo sobre cabeceiras, é só escolher a sua! Espero que tenham gostado das dicas! Quem me ajudou foi a querida arquiteta de Minas Gerais Marina Bonfatti!
0 comentários:
Postar um comentário